Lafodoc

O  Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos da Escola de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFMG (LAFODOC) guarda um dos mais importantes acervos fotográficos de arquitetura e urbanismo do país, reunindo cerca de 50.000 negativos. Destes, aproximadamente a metade já foi digitalizada e disponibilizada para consulta on-line.

As imagens foram produzidas por uma equipe que integrava professores, fotógrafos e técnicos. Em pesquisas e viagens de campo, dedicaram-se a registrar a arquitetura colonial mineira, as construções  das primeiras décadas de Belo Horizonte e exemplares do modernismo brasileiro.

Foram realizadas em um momento de intensa transformação nas paisagens urbanas em nosso país, decorrentes do crescimento populacional.  Por isso mesmo são importantes documentos que exploram a diversidade de estilos e técnicas construtivas, além dos modos de morar e habitar as cidades.

O Serviço de Fotodocumentação iniciou suas atividades em 1954, com o objetivo de registro do patrimônio arquitetônico e artístico de Minas Gerais, bem como para dar apoio às atividades didáticas da Escola de Arquitetura.

Nos anos seguintes, o professor Sylvio de Vasconcellos (1916-1979) inaugurou a Seção de Pesquisas e a Gráfica. Responsáveis pela publicação de títulos e coleções como o “Documentário Arquitetônico”, refletem o esforço de produção do conhecimento acerca de variados temas, tais como alpendres, pavimentação, favelas, forros, primeiras casas, fazendas mineiras.

Sylvio de Vasconcellos foi diretor da Escola de Arquitetura entre os anos de 1963 e 1964 e trabalhou ainda no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Responsável pela disciplina de Arquitetura no Brasil, realizou inúmeras pesquisas sobre a história de Minas. Como arquiteto e projetista,  desenvolveu diversos trabalhos em Belo Horizonte.

As atividades do LAFODOC foram praticamente interrompidas em decorrência do golpe militar de 1964. Esse acervo permaneceu quase inexplorado nas décadas seguintes e foi cuidadosamente guardado por alguns  funcionários que percebiam sua importância. Nos anos noventa, iniciou-se um trabalho sistemático de catalogação desse acervo, com o objetivo de torná-lo acessível.

Conheça o acervo digitalizado do LAFODOC clicando aqui.

Obs: A coleção on-line do LAFODOC é um site em Flash: ative gratuitamente o plugin do Flash no seu navegador para visitar.

Imagens atuais dos equipamentos fotográficos antigos do LAFODOC.
© Cidade Palimpséstica - Museologia UFMG 2019